Não, no consórcio você paga uma parcela mensalmente cujo valor será a soma dos valores referentes aos percentuais estipulados da taxa de administração, fundo comum, seguro prestamista (quando adquirido) de acordo com o valor da carta de crédito contratada e o plano para pagamento escolhido. Porém, poderão ocorrer reajustes das parcelas de acordo com o valor de mercado do bem ou serviço pretendido. Cada grupo possui um índice de reajuste do bem que poderá ser de acordo com o fabricante, com o IPCA (Índice do Preço ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) ou INPC (Índice Nacional do Preço ao Consumidor).
Após finalizar seu processo no Credita, você pode usar o crédito quando desejar, até a última assembleia de contemplação do grupo. O fornecedor do bem é de livre escolha do consorciado e é permitido que você opte pela compra de qualquer outro bem integrante da mesma categoria, desde que esteja dentro das condições a seguir:
1) Para veículos, a compra de usados é possível, de acordo com as regras estabelecidas em contrato;
2) Qualquer bem móvel ou conjunto de bens móveis, novos, se o contrato estiver referenciado em bens móveis. No contrato referenciado em bem imóvel, a opção do contemplado pode ser qualquer bem imóvel, construído ou na planta, inclusive terreno, ou ainda optar por construção ou reforma, desde que em município em que a administradora opere ou, se autorizado no contrato, em município diverso;
3) Para serviços, o contemplado pode contratar serviço de qualquer natureza.
Não há taxa de entrada ou adesão no consórcio Rodobens. O cliente passará a ser ativo a partir do pagamento da primeira parcela. Contudo, durante o decorrer das parcelas do consórcio, a Rodobens poderá cobrar, antecipação de recursos relativos à taxa de administração, visando a cobertura de despesas imediatas vinculadas à venda de cotas do grupo e remuneração de seus parceiros.
Após a sua confirmação da contemplação por sorteio ou lance, você deverá acessar a plataforma Credita https://atendimentoconsorcio.com.br/login. Nessa plataforma estarão todos os passos indicados para você conseguir a liberação da sua carta de crédito e poder adquirir seu bem.
O acesso a plataforma do Credita deve ser realizado usando como login o CPF ou CNPJ e a mesma senha de acesso à sua área do consorciado. Ao se logar, clique no botão "Iniciar novo processo". A partir daí você enviará suas informações para análise, escolherá o bem para que este seja analisado, formalizado e então liberado.
Importante: Quando você optar pelo parcelamento do lance, não poderá iniciar o processo no Credita. Desta forma, é necessário quitar todo o lance para aí sim iniciar o processo de liberação.